Por Antônio Diógenes
Publicado em 16 de julho de 2025
#JornalismoSocial #EmpoderamentoFeminino #GovernoDoCeará #PolíticaPública #PReVio #EconomiaSolidária #NotíciasDoCeará
Projeto Empodera, do programa PReVio, entrega R$ 2 mil em capital semente para fortalecer a autonomia econômica de mulheres em situação de violência
O Governo do Ceará iniciou o repasse de auxílio financeiro no valor de R$ 2.000,00 a mulheres em situação de violência doméstica e familiar que participam do projeto Empodera, vinculado ao Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). A ação é inédita no país e tem como objetivo promover a autonomia econômica das beneficiárias.
O recurso é concedido após a conclusão da fase de Empoderamento Econômico, etapa que oferece formação em finanças, plano de negócio, mercado e economia solidária. As mulheres que concluem essa etapa apresentam um plano de negócio e recebem o capital semente para investir em insumos, equipamentos ou serviços.
O projeto Empodera é composto por três fases: Empoderamento Pessoal, com foco em autoestima e cidadania; Empoderamento Econômico, com formação empreendedora; e Incubadora, etapa que acompanha tecnicamente os empreendimentos por mais três meses.
A iniciativa está presente em 10 municípios cearenses: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Sobral, Itapipoca, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. As mulheres beneficiadas são acompanhadas pela rede de atendimento do Estado.
O Programa PReVio é financiado por meio de acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Tesouro Estadual, com foco na prevenção de violências e inclusão social, atendendo prioritariamente jovens, mulheres, população negra, indígena e LGBTI+.
👉 Para mais informações, acesse a matéria oficial no portal do Governo do Ceará:
Pioneiro no Brasil
📷 Crédito das fotos: Ascom PReVio


